Especificações Técnicas

Características Mecânicas e Automotivas


Bancos e Cinto de Segurança

Os bancos tem regulagem de altura, posição e inclinação; já o cinto de segurança é de três pontos, retrátil e com sensor de acionamento. Exatamente iguais aos de um veículo.


Painel de Instrumentos

O painel de instrumentos é de um veículo popular do mercado nacional e possui velocímetro, conta-giros, indicadores de combustível, temperatura da água, luzes de seta, pressão de óleo, freio de mão, alternador, farol baixo, farol alto e iluminação interna.


Volante e Buzina

O volante também é um de um veículo popular do mercado nacional para garantir maior realismo. Gira no máximo uma volta e um quarto para cada lado a partir do centro e possui reação de força às curvas e retorna automaticamente ao centro, assim como em um veículo real. A buzina é posicionada no centro do volante. O volante é travado quando a chave está no estado desligado.


Chave de comandos e alancas

As chaves de seta, farol, limpadores de para-brisa são as mesmas usadas em um veículo nacional. Os limpadores possuem três velocidades: temporizador, médio e rápido.

O pisca alerta é acionado por meio de um botão no console do veículo.


Retrovisores

Os retrovisores são virtuais e mostrados nas telas em cada uma das posições dos retrovisores reais (à direita, à esquerda e acima) e possuem regulagem vertical e horizontal com comandos no console do simulador.


Câmbio

O câmbio foi inteiramente projetado para parecer como uma caixa de marcha real com as mesmas forças necessárias para a troca de marchas de um veículo real. O câmbio é manual de 5 marchas e para engatar a marcha ré é necessário pressionar a alavanca de câmbio para baixo.


Conjunto de Pedais: Acelerador, Embreagem e Freio

O pedal do acelerador, da embreagem e do Freio são nos mesmos formatos dos veículos. Cada um deles comporta-se de forma diferente de acordo com a força de acionamento assim como nos carro. Por exemplo, os pedais do acelerador e embreagem possuem níveis diferentes de força para o início e o término do acionamento. Já o pedal de freio tem um acionamento leve no ínicio e depois fica bem duro como um pedal real.


Freio de Mão

O freio de mão é o mesmo equipado em um veículo nacional.


Chave de Ignição

A chave de ignição também é de um veículo nacional e possui os três estados: desligado, ligado e partida.


Dispositivos


Três Televisores 32 polegadas com Alta Resolução

As três TVs de 32 polegadas especialmente posicionadas de modo a garantir o maior realismo na simulação com ampla visão lateral e periférica.


Sistema de Som Surround de 5.1 (cinco alto falantes e um subwoofer) com potência de 50W.


Computador Intel I3 com placa de vídeo de 1GB de RAM.


Teclados e mouses sem fio.


Alimentação 127V ou 220V com seletor automático e cabo de alimentação único.


Obtenção e Armazenamento de Todos os Dados da Simulação (Telemetria)

Por meio da telemetria é possível através do acesso de uma página obter o registro completo de todas as variáveis do veículo como velocidade, aceleração, posição dos pedais, rotação. Todo esse registro ainda pode ser salvo para uso futuro.


Câmera e Biometria

Tanto a câmera quanto a biometria são exigências legais que garantem que as aulas estão realmente sendo feitas pelo aluno. Tudo isso já integrado ao software.