Software de Simulação


Modos de visão

É possível posicionar a câmera dentro do veículo, atrás do veículo, em qualquer veículo do existente ou em pontos no alto dos prédios.


Variação completa do ambiente

Permite a variação do horário de simulação de 00:00 a 23:59 com variação realista da posição do sol ou mostrando a lua.

Permite colocar chuva e neblina com variação da intensidade de ambas.


Elementos estáticos e dinâmicos muito realistas

Durante a simulação objetos estáticos como prédios, cones, placas, pontes, viadutos, postes, árvores, montanhas, calçadas, dentre outros são apresentados.

Elementos dinâmicos como carros, ônibus, motocicletas, bicicletas, pessoas e animais pode ser vistos durante a simulação.


Sinalização com Centenas de Objetos de Acordo com o Código de Trânsito Brasileiro

Dezenas de placas de trânsito de advertência, regulamentação e de indicação.

Sinalização semafórica completa.

Sinalização vertical e horizontal em todas as vias.


Inteligência Artificial para os Veículos, Pessoas e Animais

Todos os veículos não controlados pelo aluno tomam as suas decisões próprias de qual esquina virar, qual trajeto seguir sempre respeitando a sinalização.

Os pedestres andam pela cidade de forma autônoma sempre nas calçadas ou atravessando a rua nas faixas de pedestre quando os semáforos estão abertos para a travessia.

É possível controlar o nível de agressividade que os condutores dos veículos autônomos vão trafegar na cidade e na rodovia.


Mapa Integrado com Cidade, Rodovia e Local de Aprendizagem

O software de simulação apresenta um mundo totalmente integrado com uma grande cidade, rodovias, estradas de terra e locais de aprendizagem para o aluno. Isso possibilita que durante uma mesma simulação ininterrupta o aluno possa aprender em diversas situações diferentes.

É possível começar a dirigir em um trajeto de aprendizagem em cones, sair para ruas poucos movimentas e periféricas da cidade, passar por da cidade com muito movimento, passar em túneis, avenidas de duas e quatro pistas, viadutos, estradas e rodovias com curvas fechadas e trechos sinuosos.


Head Tracking e Replay

Durante a simulação, se o usuário movimentar a cabeça, o posicionamento da câmera muda permitindo uma visão lateral dos objetos. Como o aluno estivesse olhando para janela do veículo real.

O replay da aula permite ao instrutor e ao aluno avaliarem como se decorreu o aprendizado na aula.


Grande variedade de efeitos sonoros

Dezenas de efeitos sonoros são apresentados na simulação como o som do motor do veículo como diferentes marchas e diferentes rotações, o som de passagem de marcha ou de erro na passagem e buzina. Os sons da seta, pisca-alerta, limpador de para-brisas, atrito nas frenagens ou derrapagens e em colisões bem como sons de chuva, vento, sirene e sons de outros veículos também estão presentes garantindo o realismo da simulação.


Simulação Completa da Física do veículo

A simulação de cada objeto 3D e especialmente dos veículos foi feita de forma bastante completa e real. Fatores como a massa do veículo, a potência do motor, a pressão dos pneus, o atrito em diferentes níveis de piso, a relação de marchas do veículo, os freios e efeitos aerodinâmicos de acordo com o chassi do veículo influenciam diretamente na reação do veículo do aluno durante a simulação.

A reação do veículo durante as frenagens, quando o veículo morre devido a erro no uso dos pedais ou ainda os danos do veículo durante acidentes representam o que acontece com um veículo normal.


Volante com Force-Feedback (Reação de força)

O retorno do volante automaticamente ao centro após as curvas e a reação de força do volante aplicada às mãos do condutor garantem o realismo necessário a simulação.